Região

Em conversa com coordenador do Deinfra, Acislo busca informações sobre as SCs-157 e 305

Com o objetivo de esclarecer e entender os processos e ações que envolvem as rodovias SC-157 – trecho até Chapecó – e SC-305 – trecho até Campo Erê, a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) recebeu, na segunda-feira (11), o coordenador regional do Deinfra no Extremo-Oeste, Eliseu Bilibio. Além de integrantes da comunidade e vereadores lourencianos, participaram do encontro representantes de associações da região.

Sobre a SC-305, Bilibio falou sobre o tramite da licitação, previsão para ordem de serviço, tipo de pavimento que será usado, as intervenções que irão acontecer e tempo de execução da obra. “O lançamento do edital de licitação é dentro do mês de abril. A ordem de serviço, se tudo correr dentro do cronograma, deve ser dada no final de junho ou início de julho”, garante concordando que é uma obra esperada a mais de 20 anos pela sociedade. Uma novidade é o tipo de pavimento que será usado. Segundo Bilibio, o investimento prevê a aplicação de pavimento rígido – concreto. O prazo previsto de obra é de 30 meses a partir da ordem de serviço.

O coordenador do Deinfra deixou claro que o tramite é burocrático e exige uma série de licenças, mas também tranquilizou o grupo que o cronograma não vai sofrer interferências devido o calendário eleitoral, pois o investimento será feito com recursos próprios do Estado.

Em relação a SC-157, a qual tem apresentado problemas no pavimento, Bilibio explicou que há um trabalho de inventário, o qual busca identificar possíveis problemas e definir ações de correção. Paralelo a isso, explicou e deu detalhes sobre o trabalho de manutenção do trecho.

Outra informação repassada ao grupo é em relação a descentralização do escritório de São Miguel do Oeste. Segundo Bilibio, agora há uma equipe técnica do Deinfra lotada em São Lourenço do Oeste que vai atender a região – um fiscal de faixa de domínio e dois engenheiros de acompanhamento de obras. “Nós acompanhávamos todo o trabalho de manutenção e as demandas da infraestrutura por São Miguel do Oeste. Com essa descentralização vamos ganhar em tempo de deslocamento, economia e agilidade”, observa.

Fernando Pressoto, presidente da Acislo, entende que a agenda foi positiva e permitiu que a entidade tomasse conhecimento sobre o andamento dos processos de ambas as rodovias. Ele justifica o interesse explicando que se tratam de dois importantes corredores de escoamento e que fazem parte dos pleitos da associação. “Diálogo importante que aproxima a entidade e os empresários do departamento”. Segundo ele, foi a oportunidade de conhecer a equipe de trabalho, tirar dúvidas e fazer apontamentos.

Como o coordenador do Deinfra expôs algumas datas em relação a licitação e ordem de serviço para a recuperação da SC-305, Pressoto adianta que a entidade manterá a vigília em relação ao cumprimento das mesmas. “Vamos ficar em cima, acompanhando”, garante.

Informações e foto Ascom Acislo